Unicef e Ação Educativa lançam Indique Ensino Médio

Publicação apresenta conjunto de dimensões e indicadores para avaliar de forma participativa o atendimento educacional.

UNICEF e Ação Educativa lançam nesta quarta-feira, 19 de dezembro de 2018, a publicação Indicadores da Qualidade no Ensino Médio. Fruto de um trabalho de quatro anos que envolveu estudantes, profissionais de educação, pesquisadoras e pesquisadores acadêmicos, ativistas de coletivos juvenis, organizações da sociedade civil e movimentos sociais de várias regiões do País, a publicação integra a Coleção Indicadores da Qualidade na Educação (Indique). A Coleção é composta por outros três volumes: Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, Indicadores da Qualidade no Ensino Fundamental e Indicadores da Qualidade – Relações Raciais na Escola.   

O objetivo da publicação é contribuir para a construção de um ensino médio de qualidade por meio do estímulo à autoavaliação participativa escolar em todo o País. Um processo que propõe pensar a escola pública por inteiro em sua relação com a política educacional e com o território do qual faz parte.

“Neste momento do País, em que o ensino médio é objeto de grandes debates, polêmicas e disputas públicas, Ação Educativa e UNICEF esperam que, com este material, a comunidade escolar possa promover discussões e reflexões sobre o que significa uma escola de qualidade, que faça sentido para adolescentes e jovens”, afirma Denise Carreira, coordenadora institucional da Ação Educativa responsável pela produção da publicação.

Nessa perspectiva, o material busca estimular: o reconhecimento dos acúmulos da escola, a construção coletiva de propostas de ação escolar e o levantamento de recomendações para as políticas educacionais sobre os desafios a serem enfrentados em favor de uma educação comprometida com a formação integral de estudantes críticos, autônomos e criativos. “A publicação está em sintonia com a missão do UNICEF comprometida com a garantia do direito de adolescentes e jovens à participação e de uma educação de qualidade, que supere as profundas desigualdades educacionais do País”, afirma Júlia Ribeiro, oficial de educação do UNICEF no Brasil.

A publicação Indicadores da Qualidade no Ensino Médio está disponível para download gratuito nos sites www.unicef.org.br, www.indicadoreseducacao.org.br e www.deolhonosplanos.org.br, assim como os outros volumes da coleção Indicadores da Qualidade na Educação.

Saiba mais:
– Conselhos Municipais de Educação realizarão processos participativos de monitoramento dos planos de educação
– Portaria revogada: acesse o documento completo e entenda o lugar da autoavaliação institucional no SINAEB
– Diagnóstico da educação deve conciliar conhecimento técnico com participação de toda a sociedade

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *