Quem somos

Representando mais um passo neste enorme desafio que é o fortalecimento da gestão democrática em educação, o portal De Olho nos Planos desponta como uma iniciativa que busca ampliar e pluralizar o debate público sobre a importância da participação de todos(as) na construção de Planos de Educação. Para apoiar e estimular o envolvimento das comunidades escolares, trabalhadores(as) da educação, estudantes, pesquisadores(as), gestores(as) e organizações da sociedade civil, disponibilizamos documentos de referência e materiais sobre processos participativos na elaboração dos planos de educação de estados e municípios.

Além disso, por meio da plataforma online De Olho no Mapa, construímos uma base de dados na qual gestores(as) poderão registrar informações sobre os procedimentos adotados durante o desenvolvimento ou revisão dos planos em suas cidades. Tal ferramenta é uma importante aliada no diagnóstico da situação educacional nas regiões brasileiras.

Já a sociedade civil encontra nesta tecnologia um instrumento de formação e controle social, repleto de recursos que auxiliam a mobilização e organização de diferentes segmentos em torno das pautas de educação, viabilizando o acompanhamento e avaliação das políticas públicas, tendo como horizonte a edificação de um Plano de Educação criado a partir do reconhecimento das demandas e necessidades locais e regionais.

A iniciativa De Olho nos Planos é composta por este espaço virtual e pela Coleção De Olho nos Planos, que pretende auxiliar gestores(as) a pensar a participação do conjunto da sociedade civil na gestão democrática de suas administrações, bem como, em suas instâncias de controle social. Lançado nacionalmente este material de apoio é formado pelas seguintes publicações (todas disponíveis para download gratuito neste site):

1) A Construção e a Revisão Participativas dos Planos de Educação
2) A participação de crianças e adolescentes e os Planos de Educação
3) O uso da coleção Indicadores da Qualidade na Educação na construção e revisão participativas de Planos de Educação

Compõem essa iniciativa: a Ação Educativa, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, a União dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a Associação Nacional de Política e Administração Educacional (ANPAE), o Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCE), com apoio do Instituto C&A e do UNICEF.

Equipe da iniciativa De Olho nos Planos: Denise Carreira, Claudia Bandeira, Stephanie Kim Abe e Vagner Pereira.