Monitoramento participativo dos planos de educação

Se o Brasil quer dar um salto na educação pra valer, ele precisa concretizar os Planos de Educação. E para isso, é preciso ampliar a roda, fortalecer os espaços democráticos e defender as conferências de educação! 

 

Desde a aprovação do PNE em 2014, municípios e estados do país revisaram ou elaboraram seus próprios planos, que devem orientar os rumos da educação no país pelos próximos dez anos. Por serem planos de estado, eles são o principal instrumento da política educacional, fundamentais para romper a descontinuidade das políticas e melhorar a qualidade da educação brasileira.

Em tempos de tantos retrocessos e ameaças ao direito humano à Educação, é necessário somar forças e atuar em conjunto para que os planos de educação tenham condições de serem efetivamente implementados. Por isso, o De Olho nos Planos chama todos e todas a se comprometerem com eles, fazendo parte do monitoramento participativo dos Planos de Educação!

Para ajudar nesse importante processo, a iniciativa De Olho nos Planos produziu materiais que estimulam esse debate e essa prática, com o intuito de garantir que fóruns e conselhos de educação, secretarias, escolas, organizações da sociedade civil, movimentos sociais, coletivos e pessoas em geral realizem experiências de gestão democrática e de controle social na educação em seu município ou estado.

Veja o vídeo* da campanha (acima) e saiba como você pode fazer parte dessa roda pela defesa dos Planos de Educação como planos de estado!

*Este vídeo também está disponível com legendagem descritiva e legenda em libras. Para ver o vídeo com esses recursos de acessibilidade, clique aqui.

 

Folheto “Monitoramento Participativo – fortalecendo a gestão democrática em prol da concretização dos Planos de Educação”

Com indicações de sete passos de como realizar o monitoramento participativo efetivo dos planos de educação, o folheto “Monitoramento Participativo – fortalecendo a gestão democrática em prol da concretização dos Planos de Educação” tem como objetivo subsidiar fóruns e conselhos de educação, secretarias, escolas, organizações da sociedade civil, movimentos sociais e coletivos em geral nessa discussão.

O documento foi lançado pela iniciativa De Olho nos Planos durante o XXVI Encontro Nacional da Uncme, que aconteceu entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro de 2016 em Palmas, no Tocantins, e foi a base para esta campanha de estímulo ao monitoramento participativo.

Além dos sete passos, o folheto também traz informações sobre a importância da participação no monitoramento e na avaliação dos planos de educação.

– Acesse o folheto aqui e faça o download gratuito!

 

Jogo “De Olho na Escola”

O De Olho na Escola é um jogo de cartas que estimula o debate com crianças e adolescentes sobre a escola que temos, a escola que queremos e como podemos juntos(as) atuar pela melhoria da sua qualidade. Ele pode ser utilizado em processos participativos para aquecer a discussão sobre a construção de diagnósticos e o levantamento de propostas para as escolas e para o monitoramento participativo dos planos de educação.

No processo da Conferência municipal de Educação de São Paulo, por exemplo, o jogo foi uma das atividades específicas realizadas com as crianças e os adolescentes, com o intuito de estimular e qualificar o debate entre elas e garantir que suas propostas fossem incorporadas ao documento final encaminhado à plenária final.

Desenvolvido pela ONG Ação Educativa, no âmbito de um projeto realizado para a Secretaria Municipal de Educação de Santo André, o jogo De Olho na Escola tem como principal objetivo o fortalecimento da participação das crianças e dos adolescentes na construção de uma escola de qualidade.

– Saiba mais sobre o jogo e faça o download gratuito aqui!

 

Campanha Autoavaliação participativa da escola: regulamente essa ideia!

A autoavaliação participativa da escola é uma maneira de juntar pessoas para discutir a situação do atendimento escolar, compreender e debater os desafios da política educacional e levantar opiniões e propostas de todas e todos – professores(as), estudantes, familiares, funcionários(as), gestores(as), ativistas de movimentos sociais e de organizações da sociedade civil etc – em prol da melhoria da qualidade na educação. Uma avaliação viva e com sentido que contribua com a construção e implementação do projeto político pedagógico das escolas, com o monitoramento participativo dos Planos de Educação e com o fortalecimento da gestão democrática em educação.

Por isso, a Iniciativa De Olho nos Planos está promovendo a campanha nacional “Autoavaliação participativa da escola: multiplicando as rodas pelo direito à educação de qualidade no país”, que busca a regulamentação municipal e estadual da autoavaliação participativa, sintonizada com o que prevê o artigo 11 e a meta 7 do Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/2014).

A autoavaliação participativa é muito importante para estimular a participação social e o envolvimento das comunidades escolares no monitoramento dos planos de educação. E é por isso que essa campanha pela regulamentação da autoavaliação participativa em parceria com os conselhos municipais e estaduais de educação faz parte da Iniciativa De Olho nos Planos em defesa do “Monitoramento participativo dos Planos de Educação”.

– Conheça mais sobre essa campanha e acesse todos os materiais aqui

 

Faça parte dessa mobilização!

Você também pode ajudar a divulgar o vídeo pelas redes e espalhar o folheto para todas as escolas e comunidades escolares. Afinal, quanto mais gente se comprometer com a concretização dos planos na realidade, mais condições haverá de enfrentar as dificuldades, evitar retrocessos, atuar conjuntamente por condições adequadas de financiamento público, valorizar as potencialidades locais e buscar os caminhos que garantam uma educação de qualidade para todos e todas.

A iniciativa De Olho nos Planos também produziu algumas peças para serem divulgadas no Facebook, apontando cada um dos sete passos para o monitoramento participativo efetivo. Você pode fazer o download das imagens ou compartilhar o álbum publicado na página do facebook do De Olho nos Planos.

PME_Gênero_Imagem Banner PME_Gênero_Imagem Botton
PME_Gênero_Imagem Camiseta PME_Gênero_Imagem Banner PME_Gênero_Imagem Botton
PME_Gênero_Imagem Camiseta PME_Gênero_Imagem Botton PME_Gênero_Imagem Camiseta

Você realizou ou conhece alguma experiência interessante de construção do monitoramento participativo dos Planos de Educação? Então compartilhe com a gente o seu relato nos comentários abaixo! A experiência de cada lugar é preciosa em aprendizagens e pode inspirar muita gente!

4 ideias sobre “Monitoramento participativo dos planos de educação

    1. Administrador Autor do post

      Olá, Alde!
      Tudo bom?

      Agradecemos o contato e pedimos desculpa pela demora em respondê-la. Nós estamos com um problema em nosso formulário de download da Coleção, mas estamos em contato com o pessoal de TI para arrumar o mais rápido possível.

      Você também pode acessar os materiais por esses links aqui, sem necessidade de preencher o formulário:

      1) A Construção e a Revisão Participativas dos Planos de Educação – http://www.deolhonosplanos.org.br/wp-content/uploads/2013/04/Guia_de_Participacao_Planos_Educacao.pdf
      2) A participação de crianças e adolescentes e os Planos de Educação – http://www.deolhonosplanos.org.br/wp-content/uploads/2013/04/Participacao_Criancas_Adolescentes.pdf
      3) O uso da coleção Indicadores da Qualidade na Educação na construção e revisão participativas de Planos de Educação – http://www.deolhonosplanos.org.br/wp-content/uploads/2013/04/Uso_Indiq_Planos.pdf
      4) Monitoramento Participativo – https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe9DULZstGKktoWQXVl2RmK1vCvkwFuEWb3v7MXBhr4XXge5A/viewform?c=0&w=1

      Assim que estivermos com os downloads funcionando normalmente novamente te avisamos, ok?

      Atenciosamente,
      Equipe De Olho

      Responder
  1. RACHEL PERRUT CAMARA ZUCHELLI

    BOA TARDE. ESTOU CURSANDO SERVIÇO SOCIAL E RECEBI UM FOLHETO DE VCS SOBRE SEMANA DE AÇÃO MINDIAL DO ANO DE 2014. ACHEI INTERESSANTE. GOSTARIA DE SABER SE VCS TEM OUTROS MATERIAIS QUE PUDESSEM ME FORNECER. AGRADECIDA
    RACHEL

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *