Censo Escolar 2017: acesse os microdados sobre a Educação Básica no Brasil

País tem 48,6 milhões de matrículas distribuídas em 184,1 mil escolas, e 2,2 milhões de docentes

censo escolar 2017

O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje (dia 31/01) os microdados do Censo Escolar 2017, levantamento estatístico a nível nacional realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Além dos microdados, o MEC também divulgou as notas estatísticas, relatório elaborado pelo Inep com informações gerais sobre o Censo.

De acordo com as notas estatísticas, o país possui 8,5 milhões de matrículas na Educação Infantil, 27,3 milhões no Ensino Fundamental e 7,9 milhões no Ensino Médio. Dos matriculados nesta última etapa, apenas 7,9% cursam o ensino médio em tempo integral.

Dos 2,2 milhões de docentes que atuam na Educação básica brasileira, 63,8% estão no Ensino Fundamental. De 2013 a 2017, o número de docentes que atua na Educação Infantil cresceu 16,4%, enquanto o que atua no Ensino Médio caiu 2,5% desde 2015. Em relação à escolaridade, 78,4% dos/as professores/as que atuam na educação básica possuem nível superior completo. Desses/as docentes com graduação, 94,7% têm curso de licenciatura.

O Censo Escolar coleta dados sobre unidades escolares, matrículas, funções docentes, fluxo e rendimento escolar das diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional (educação infantil, ensino fundamental e médio, educação especial e EJA).

As informações são utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas, como o monitoramento e a avaliação do cumprimento das metas e estratégias dos planos de educação, e execução de programas na área de educação.

As Sinopses Estatísticas, que possuem dados desagregados por estado e município, serão divulgadas apenas em março.

Acesse os microdados do Censo Escolar 2017 aqui

 

Saiba mais

Como potencializar o uso de dados para o monitoramento dos planos de educação
Microdados do Censo Escolar 2016 disponíveis para consulta
Censo Escolar 2015: confira os dados disponibilizados pelo MEC sobre a Educação Básica no país
Censo Escolar 2014: Dados podem ser utilizados na construção dos planos de educação
Quais os dados que devem compor o plano de educação de seu estado ou município? 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *