As 10 reportagens mais lidas do De Olho em 2018

Eleições, Plano Nacional de Educação, conferências, fóruns e Base Nacional Comum Curricular foram os temas mais lidos no De Olho em 2018. Confira lista completa.

As eleições e os planos de governo das candidaturas à presidência foram o tema de maior destaque do De Olho em 2018. Com concepções muito diferentes de educação, as campanhas dividiram eleitorado brasileiro. Também fizeram sucesso matérias de passo-a-passo sobre como criar fóruns de educação e organizar conferências. Além disso, tema central do portal, o Plano Nacional de Educação (PNE) não ficou de fora da lista.

Abaixo, elencamos as 10 reportagens mais lidas no De Olho no ano de 2018. Que tal revisitá-las?

O que 10 candidaturas à presidência propõem para a educação no Brasil

Nessa reportagem, o De Olho, em parceria com a Carta Educação, convidou especialistas em educação para analisar os planos de governo das dez candidaturas à presidência com maior intenção de voto durante o primeiro turno das eleições. Acesse!

Passo a passo: como planejar as conferências municipais de educação

Com a contribuição de leitores e leitoras em nossa página no facebook, no post #DeOlhoResponde dúvidas sobre a Conae 2018, o De Olho reuniu dúvidas sobre o planejamento e a execução das conferências de educação e consultou integrantes de Fóruns e especialistas para organizar um passo a passo de como planejar esses importantes espaços democráticos. Confira aqui!

Documento Referência da CONAE 2018 é aprovado

O Documento Referência para a Conferência Nacional de Educação (Conae) foi o texto base das primeiras discussões das conferências nacional, estaduais e municipais que ocorreram ao longo de 2018. Com o objetivo de monitorar o andamento das metas dos planos,  o documento foi organizado em eixos temáticos e divulgado para o público em abril de 2017. Baixe aqui!

 

Veja 20 dicas para mobilizar a comunidade escolar

Publicada em 2016, mas ainda um sucesso de acessos no portal, a matéria elenca dicas sobre como envolver a comunidade no cotidiano na escolar, fazer com que se interessem pelo projeto político pedagógico e frequentem as reuniões do Conselho. As sugestõem foram elaboradas a partir de experiências reais de mobilização das comunidades escolares a partir do uso dos Indicadores de Qualidade na Educação. Conheça! 

 

Base Nacional aprovada, como fica a questão de gênero na escola?

Nesta matéria, o De Olho analisou as contribuições feitas durante o processo final de discussão da Base Nacional Comum Curricular de Educação Infantil e Ensino Fundamental favoráveis e contrárias à abordagem de gênero na escola e buscou especialistas em educação e direito para esclarecer a controvérsia. Acompanhe aqui.

 

CONAE 2018 discutirá monitoramento e avaliação dos planos de educação

“A Consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito a educação de qualidade social, pública, gratuita e laica” foi o tema que norteou as conferências de educação em 2018. Nesta matéria, o De Olho falou um pouquinho sobre os pontos envolvidos nessa abordagem.  Revisite aqui.

 

Censo Escolar 2017: acesse os microdados sobre a Educação Básica no Brasil

Essencial para realizar diagnósticos educacionais e monitorar o cumprimento das metas dos planos de educação, os microdados do Censo Escolar foram disponibilizados pelo De Olho em janeiro. Baixe você também!

Passo a passo: como criar um Fórum Municipal de Educação

Além de organizar conferência de educação, o Fórum deve representar os mais diferentes segmentos da sociedade, ser o canal de comunicação entre a população e o poder público, coordenar a elaboração participativa do Plano de Educação e, após sua aprovação, ser o responsável pelo monitoramento de suas metas. A maioria dos fóruns foi construída durante a elaboração dos planos de educação, mas até hoje ainda há municípios que não conseguiram cristalizar a entidade. Conheça!

Material racista é distribuído para a rede de ensino de Santo André

De caráter mais factual, a reportagem abordou a adoção de material didático destoante do Plano Nacional de Educação pela rede municipal de Santo André e a mobilização de docentes e familiares no episódio. Saiba mais.

PNE: 10 perguntas para entender o Plano Nacional de Educação

Tema central do portal, o Plano Nacional de Educação não poderia ficar de fora dos temas mais lidos. Saiba mais sobre essa política de Estado e decenal que define metas e estratégias para a garantia adequada do direito humano à educação no Brasil. Acesse!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.